sexta-feira, 20 de abril de 2012

Primeiro Post: Apresentação!

Foto de WiniciusNet
Quem atua ou conhece o ramo de coleta de entulho em Osasco há vinte anos, vê que muita coisa mudou na mecânica e operação desse processo, entretanto, percebemos também que a cidade não acompanhou ao mesmo passo essa mudança.
Antigamente, a demanda pelo transporte de entulho era representado basicamente por 80% de novas construções e obras, e dessa forma o trabalho resumia-se em fazer a remoção ou terraplanagem do terreno com máquinas e em seguida transportar a terra, galhos e folhagens retiradas. Nessa época haviam ao menos quatro bota-foras que funcionavam paralelamente, dando maior vazão para nosso transporte. Bem verdade que a legalidade desses bota-foras eram duvidosas, mesmo na época onde achavam natural o uso de aterros sanitários, abolidos hoje em dia e que vêm dando lugar aos transbordos e usinas de reciclagem.
E a rotina era essa: desmancha barranco, carrega caminhão e descarrega. Haviam pouquíssimas empresas formais constituídas com a finalidade de remoção e transportes de entulho em Osasco, e haviam muitos autônomos com seus Dodge,chevrolet D60, Ford f600 e MB1113 carregados de terra cortando as vias de Osasco até o destino final. Com a modernização de mãos dadas ao progresso, muitos desses perderam-se, alguns faleceram e a família não continuou no negócio, e outros simplesmente não conseguiram migrar para a modernidade dos recém chegados Poli-guindastes: Equipamentos caros que dispensavam o uso de pás e ajudantes para recolher o entulho que antigamente era disposto nas calçadas,e passava então, a ser depositado dentro de containers, conhecidos popularmente como : caçambinha.
É, nessas poucas linhas já deu pra perceber que muitas coisas mudaram...mas infelizmente, algumas não, como por exemplo: Os transportadores de entulhos não possuem muito apoio por parte da prefeitura, a não regulamentação adequada dessa modalidade de transporte acarreta desinformação e prejuízos para nós, os bota-foras,aterros,usina ou outros...trabalham sem regulamentação alguma, podendo oscilar o preço a seu "bel-prazer", etc,etc, e etc.
Pois bem, é justamente esse cenário que me motivou a criar o blog. Creio que com a troca de experiências e idéias, conseguiremos apoio das únicas pessoas que com certeza nos ajudarão a passar por essas dificuldades e lutar por nosso negócio: nós mesmos.
Peço desculpas pela "falta de intimidade" com a escrita, mas tentarei melhorar nas próximas postagens,
Sintam-se à vontade para fazer comentários, sugestões ou pedir informações/matérias!
Um forte abraço a todos!
Ronnie Santos


Nenhum comentário: